quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Uma Vontade Louca de Dançar - Sobre o destino

Olá!!!!

Hoje resolvi falar sobre um assunto muitíssimo abordado no nosso livro da semana, o destino.  Apontando os caminhos da vida sem que se possa desviar seu destino final, esse "fazedor de rotas" é muitas vezes discreto, imperceptível, porém nunca deixa de ser carregado por cada um. Wiesel o leva consigo na trajetória da personagem do começo ao fim da obra.

Doriel define o destino de muitas formas, dando a ele o sentido de ser a própria vida, um fardo carregado ou mesmo o cargo de "senhor da vida", do qual não se tem controle algum.


Aqui estão trechos que exemplificam tal pensamento:
"- Tratando-se do destino, tudo é desafio – disse Maya. – Mas quem sai vencedor? Essa é a questão."
"Quem sabe é o destino, sempre o mesmo, querendo ser contado, mas com ritmos constantemente mudados e com uma estrutura eternamente renovada?"
"De tanto querer conferir um sentido ao destino, você corre o risco de se confundir com ele ou, pior ainda, assumir suas funções. É esse o erro! Você pode ser amigo de seu semelhante, ou até inimigo, mas não pode assumir o destino dele. O destino, ele o carrega em si."
Agora minha citação preferida:
"E o milagre aconteceu: senti uma mão apertando a minha.
- Nada mais – disse a voz que parecia ressoar no meu interior, como se reconfortasse a minha.
Na penumbra que invadiu o avião, pus-me a pensar nos tantos seres que haviam atravessado minha vida. Cada um tinha um rosto, um corpo e um nome. Cada um trouxe momentos de alegria que fizeram cantar, ou horas sombrias que fizeram chorar. Mas eu não experimentaria mais isso. Sim, com a idade, o corpo pressente armadilhas, adivinha os perigos e impõe a prudência: precisa aceitar os limites. E no entanto. O que tinha a perder, oferecendo um sorriso a mais ao destino? Em amor, tudo surge em um piscar de olhos; tendo como ingrediente obrigatório a surpresa, o espanto e o sentido do miraculoso. Tudo que eu tinha a fazer, no momento, era continuar a jogar, levar a história adiante."

Espero que tenham se interessado mais pelo livro! Resolvi deixar uns trechos interminados pra aumentar a curiosidade!!

Camila.

Um comentário: