terça-feira, 30 de julho de 2013

A culpa é das estrelas - AMOR

Como eu havia dito, resolvi trazer esse livro pra vocês pela divisão de sentimentos.

Quem já leu ou está lendo consegue entender, ou quem pelo menos sabe do que se trata a história consegue imaginar que a luta contra uma doença é constituída de sentimentos antagônicos que são compartilhados e guardados à medida que se sente.

Hoje quero falar do amor que transborda mais do que todos os sentimentos nesse livro. O amor construído pela Hazel e pelo Augustus é o que guia o livro em toda a sua integridade e em todo o seu fundamento, além do amor da família, dos amigos envolvidos e do romance de outras personagens. Fica evidente que esse não é um sentimento barrado pelas dificuldades, mas sim é de eterna construção, de vida própria e que faz essas personagens se tornarem ainda mais fortes.

"- Às vezes as pessoas não têm noção das promessas que estão fazendo no momento em que fazem – falei.
O Isaac me lançou um olhar ferino.
-Tá, tem razão. Mas você cumpre a promessa mesmo assim. Amar é isso. Amar é cumprir a promessa mesmo assim. Você não acredita em amor verdadeiro?"


A maioria das declarações de amor do livro são bem clichês, mas ultrapassam esse significado quando colocadas na situação dos amantes. Algumas delas são as seguintes.


"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra." 



"Estou apaixonado por você e não quero me negar o simples prazer de compartilhar algo verdadeiro. Estou apaixonado por você, e sei que o amor é apenas um grito no vácuo, e que o esquecimento é inevitável, e que estamos todos condenados ao fim, e que haverá um dia em que tudo o que fizemos voltará ao pó, e sei que o sol vai engolir a única Terra que podemos chamar de nossa, e eu estou apaixonado por você."


                   
- Ele não é perfeito nem nada. Ele não é um príncipe encantado de conto de fadas, e tal. Tenta ser assim às vezes, mas eu gosto mais dele quando essas coisas desaparecem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário